Voltar para o topo

Pensamento do dia:

A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero.

Victor Hugo

Preâmbulo da primeira reunião :: RedeMoinhos

Arquivado em Privado | 1.414 visitas |

Finalidade das primeiras reuniões

Esta primeira etapa foi pensada com o propósito de definir a identidade mais básica da RedeMoinhos. Como pretendemos estabelecer uma democracia plena, é importante que o grupo inicial, que tem um conjunto de ideais afins, estabeleça as “cláusulas pétreas” da ONG, para que mais adiante ela não se perca de seu propósito meramente porque existe uma maioria que discorda do sentido original que foi estabelecido.

Os princípios básicos não serão construídos plenamente aqui, apenas delineados, rascunhados, para que ao longo do tempo a prática dos indivíduos os aperfeiçoe. Nesse sentido, pretendemos que uma das principais características da RedeMoinhos seja a permanente abertura e a contínua busca por auto aperfeiçoamento, semelhante a qualquer organismo vivo que busca sua sobrevivência.

Tudo que consta nesse texto será passível de discussão e reformulação.

Identidade da RedeMoinhos

A RedeMoinhos foi pensada inicialmente pra promover e divulgar uma cultura de transição do sistema em que vivemos hoje para um mundo sustentável. O que significa mundo sustentável, dentro da nossa visão?

  • Um sistema financeiro que não produza mais desigualdade nem destrua os recursos naturais;
  • Um sistema social que aceite e incentive a diversidade (cultural, étnica, sexual) como legado da espécie humana;
  • Um sistema educacional que forme cidadãos reflexivos e críticos, capazes de exercer seus direitos e de lutar pelas transformações sociais;
  • Um sistema ético que faça o homem entender-se como mais um fio na teia da vida, o qual não é mais importante que qualquer outro fio, mas que ao somar-se aos demais fios formam um todo indissociável, que sofre o impacto de tudo que acontece na própria teia.

Bases conceituais da identidade

Esta visão de mundo sustentável se apoia em alguns referenciais teóricos. São eles:

  • O pensamento complexo, de Edgar Morin, com todos os referenciais e desdobramentos que estão atrelados a ele (o pensamento sistêmico, de Bertalanffy; a autopoiese, de Maturana; a transdisciplinariedade, de Nicolescu; a ecologia profunda, de Arne Naess; a psicologia analítica, de Jung; as inteligências múltiplas, de Gardner; etc.);
  • O socialismo (com todas as dezenas de autores que, embora possam divergir nas soluções, concordam sobre os resultados do capitalismo e a necessidade de desenvolver um novo modo de produção);
  • A pedagogia da libertação e todo o pensamento de Paulo Freire, como modelo pedagógico para a mudança de paradigma;
  • A permacultura, criada por Bill Mollison e David Holmgren, como modelo das novas relações a serem estabelecidas com o meio ambiente, com a sociedade e consigo mesmo.

Muitos outros referenciais teóricos surgirão, principalmente os que sejam mais específicos à ação em determinado campo (como, por exemplo, Augusto Boal nas artes cênicas, com o teatro do oprimido) e serão incorporados desde que não sejam opostos aos modelos principais.

Observação importante: este tópico serve apenas para nortear os objetivos. Não se preocupe por enquanto se alguns pontos acima você nunca ouviu falar, pois ao seu tempo serão estudados.

O que jamais deve estabelecer-se como identidade

Para participar da RedeMoinhos, não existe a necessidade de assumir qualquer ideologia partidária ou religiosa, ou qualquer vínculo com alguma instituição.

 Modelo de gestão da RedeMoinhos

Este é um grande desafio do trabalho que desenvolveremos, pela quebra de paradigmas que ele representa. Nesta ONG, não existirá uma liderança centralizada. Cada grupo (que sugiro chamarmos de Moinho) será independente, com troca de informações, experiências e recursos com os demais. As reuniões, quer sejam locais, regionais ou nacionais serão presididas/organizadas por grupos formados provisoriamente para essa finalidade, priorizando ao máximo que haja a alternância nessas funções de coordenação. Concluída a atividade para a qual o grupo foi composto, ele deixa de existir.

Pretendemos que surjam naturalmente as lideranças, como resultado da experiência e afinidade que cada um tem em determinada área, gerando assim uma descentralização do poder, que se repartirá por competências, em forma de rede. Por exemplo, as pessoas com mais experiência em ação social coordenarão este tipo de trabalho; as que tenham mais experiência com permacultura, coordenarão este tipo de ação e assim por diante.

Todos têm o mesmo direito a voz e voto nas reuniões e os grupos gozarão de plena autonomia de ação.

Tipos de ações da RedeMoinhos

Sugiro que as ações de forma geral, girem em torno de quatro eixos, que são as chamadas ações de:

  • Conscientização – buscam criar o “desconforto” e a incerteza, induzir à reflexão e à quebra dos paradigmas comuns. Exemplos: arte-protesto, mobilizações, abaixo-assinados, etc.
  • Educação – ações que buscam instrumentalizar o processo de mudança para um paradigma sustentável e coerente. Exemplos: ações educativas, participação em eventos culturais, organizar rodas de debates com outros grupos, cursos, workshops, etc.
  • Apoio – ações que buscam reduzir os problemas sociais básicos, para então tornar possível uma ação mais efetiva e radical. São ações de assistencialismo, basicamente.
  • Transformação – ações radicais (ou seja, que buscam atingir a raiz dos problemas sociais ou ambientais). Surge geralmente como resultado do processo dialético produzido pelas ações anteriormente citadas e centraliza-se na transformação das relações de produção e de consumo,  redução das desigualdades sociais e uso consciente dos recursos naturais (entre outras), utilizando conhecimentos como a permacultura e a economia solidária.

Estes são os tópicos que gostaria de debater com o grupo. Peço que leiam atentamente e tragam suas propostas para as próximas reuniões.

Fiquem a vontade para escrever comentários abaixo do texto, se julgarem necessário. Em breve teremos um portal com espaço para publicações, projetos e forum de discussões.

Um abraço a todos,

Roger Alves

Deixe um comentário





Bem vindo, visitante!

Cadastre-se em nosso site e tenha acesso a:

  • Área restrita com conteúdos exclusivos
  • Novidades no seu e-mail
  • Descontos e promoções em cursos


Mapa do Site

Fale Conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem