Voltar para o topo

Pensamento do dia:

A verdade é como um espelho que caiu das mãos de Deus e se quebrou. Cada um recolhe um pedaço e acha que toda a verdade está naquele caco.

Provérbio iraniano

A Grande Deusa Mãe

Arquivado em Mitologia | 3.501 visitas | Tags: , , , , , ,

Trecho do filme “Fantasia 2000”, da Disney, onde é retratado o milagre da vida e a personificação da força vital da terra. Destaque para a aproximação do desenho com os mitos celtas, onde a rena é a personificação de Cernunnos ou Arddhu, o deus dos bosques, que ressuscita Danna, a grande Mãe (a equivalente à deusa Gaia grega), para que ela faça surgir a primavera.

A montanha estéril representa a civilização, com suas construções frias de concreto. O monstro de fogo que repousa no interior da cratera vulcânica é a ganância humana, que embora receba a vida da mesma origem, não sabe ocupar o seu espaço na criação e por conta disso destrói o mundo natural.

Danna sofre o impacto causado pelo grande pássaro de fogo, porém mais uma vez Cernunnos (o equivalente a Pã, Shiva, ou o Espírito Santo) retira sua consorte das cinzas e ao fim ela faz novamente a vida surgir, mais poderosa que antes, invadindo os limites das construções mortas das grandes cidades.

Também merece destaque uma pequena árvora que aparece na animação. A árvore foi retratada em inúmeras culturas como o Axis Mundi, o eixo ao redor do qual as dimensões giram e se interligam, como o ponto comum entre todas elas.

A árvore possui seus ramos que crescem em direção ao céu; seu tronco está cravado no solo e suas raízes, nas profundezas da terra, representando assim o ponto comum entre o divino, o humano e o natural. A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (que compartilhava suas raízes com o Árvore da Vida), assim como a Yggdrasil nórdica, que sustenta os diversos mundos paralelos, ou a árvore Bodhi, sob a qual buda sentou-se e obteve a iluminação, em todas elas a árvore representa esse ponto de convergência e de transformação que é o impulso sexual, a força origem de todas as demais forças.

 

Comentários

  1. E dizer mais o que?

    Cristina Rosas em 22 de março de 2011 às 5:22 pm

  2. maravilhoso.bom para a alma.

    BRANCA em 22 de março de 2011 às 7:28 pm

  3. a deusa gaia do povo grego e a deusa dos wiccas ,e o deus cernunos do povo celta e o deus cornifero………

    leonar em 28 de outubro de 2011 às 8:22 pm

Deixe um comentário





Bem vindo, visitante!

Cadastre-se em nosso site e tenha acesso a:

  • Área restrita com conteúdos exclusivos
  • Novidades no seu e-mail
  • Descontos e promoções em cursos


Mapa do Site

Fale Conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem