Voltar para o topo

Pensamento do dia:

Saber exatamente qual a parte do futuro que pode ser introduzida no presente é o segredo de um bom governo.

Victor Hugo

A grandeza da humildade

Arquivado em Contos | 15.500 visitas | Tags: , ,
As maiores árvores sempre são aquelas que foram desprezadas pelos lenhadores...

As maiores árvores sempre são aquelas que foram desprezadas pelos lenhadores...

Certa vez um jovem procurou um sábio para receber alguma orientação sobre como agir diante das circunstâncias que se apresentavam. Ao encontrar o mestre, fez sua saudação e expôs o problema:

– Mestre, eu gostaria de entender o que há de errado comigo. Desde criança eu sou o mais esforçado de minha família. Comecei a trabalhar desde muito cedo, ao contrário dos meus irmãos, que nunca precisaram fazer nada. Na escola, apesar de minhas notas sempre estarem entre as melhores, nunca ganhei nenhum elogio de meus professores, diferente de alguns colegas que eram mais populares e frequentemente recebiam ajuda para passar nas provas. Ontem, na empresa onde trabalho, meu colega foi promovido a supervisor, mas é a mim que todos os colegas – inclusive o recém-nomeado supervisor – recorrem quando querem tirar as suas dúvidas. Por que o meu valor nunca é reconhecido?

Em resposta, o mestre deu um sorriso suave, olhou nos olhos do rapaz e disse, em um tom sereno e cheio de compreensão:

– Eu entendo que essas situações abalem você. Mas observe o livro da natureza e você compreenderá o sentido disso tudo. Na floresta, as maiores árvores são aquelas que foram desprezadas pelos lenhadores e só por isso puderam crescer até o limite de suas capacidades. Já aquelas árvores tidas como de madeira nobre tiveram seu curso interrompido muito antes.

– Na vida, todo aquele que é exaltado pelas capacidades que ainda não tem, se assemelha à árvore nobre que é honrada pelo machado do lenhador e ali estanca seu crescimento. Todo homem que é honrado pelo pouco que possui, toma esse pouco como uma grande fortuna e se esquece de adquirir algo mais. Ao contrário, aqueles que ainda não foram descobertos por seus tesouros, seguem livres em seu crescimento, até que um dia, assim como as mais altas árvores, não poderão mais ocultar sua majestade e sua grandeza.

– Chegará o dia em que você encontrará seu lugar e nele, seu trono. Isso tem que ser assim para que você não se acomode como um simples hóspede na jornada da vida e resolva ali permanecer, confortável e seguro. E enquanto o seu momento não chegar, siga aprimorando suas capacidades e busque dar o melhor de si em tudo que faz.

Ao ouvir essas palavras, o jovem acenou com a cabeça, demonstrando haver entendido o valor daqueles conselhos e, com um leve sorriso no rosto, agradeceu e partiu.

 

Autoria: Roger Alves

 

Comentários

  1. verdadeiro, lindo!

    ROSANE em 10 de junho de 2011 às 4:39 pm

  2. Concordo, quando fazemos nossas ações com amor, a vida se encarrega do resto, e o fardo torna-se menor.
    Texto muito lindo!
    Abraços.

    BIANCA em 15 de agosto de 2011 às 10:25 pm

  3. Parabéns pela parábola Roger. A analogia com a árvore é perfeita.

    Euclides em 23 de março de 2013 às 12:30 pm

  4. Gostei, porque precisamos combater o orgulho com a espada da humildade, é nos tornando pequenos que começamos a crescer.

    Marilene Morais em 10 de fevereiro de 2015 às 2:42 pm

Deixe um comentário





Bem vindo, visitante!

Cadastre-se em nosso site e tenha acesso a:

  • Área restrita com conteúdos exclusivos
  • Novidades no seu e-mail
  • Descontos e promoções em cursos


Mapa do Site

Fale Conosco

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Mensagem